Secretaria Municipal de Cultura

 

Gibiteca oferece diversas opções para a comunidade

06/09/2017 09:40

Localizada na Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, a Gibiteca concentra um acervo com mais de 500 exemplares de diversos títulos de histórias em quadrinhos. Além dos populares Turma da Mônica, Zé Carioca e Pato Donald, também é possível encontrar títulos clássicos da literatura adaptados para o formato de quadrinhos, como Dom Quixote, Drácula, Os Lusíadas e Memórias de um Sargento de Milícias. Títulos como Vavau, Asterix, Mafalda e Calvin completam as opções disponíveis no espaço.

Pensada há 10 anos, a Gibiteca foi montada para dar destaque aos gibis. “Este material estava no acervo da Biblioteca infanto-juvenil e como alguns exemplares não são destinados ao público infantil, aproveitamos para criar este espaço”, explica a bibliotecária Denise Mazali. Em alguns casos, quatro ou cinco exemplares estão encadernados em fascículos, permitindo que o leitor tenha acesso a mais de uma história a cada retirada. Hoje a Gibiteca conta com 200 encadernações e funciona com o mesmo sistema de empréstimo que a Biblioteca Pública, onde apenas é necessário ser cadastrado.

Todo o acervo de gibis está disponível para toda a comunidade. “Muita gente gosta das histórias em quadrinhos, porque na maioria das vezes pode ser uma leitura mais fácil. Eu já acredito que este formato é a porta de entrada para a literatura, como um grande incentivo”, comenta Denise. A Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis fica na Rua Júlio de Castilhos, 66 no Centro e o atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas sem fechar ao meio-dia. Aos Sábados, das 8 horas ao meio dia.

OS QUADRINHOS

O personagem Vavau foi criado pelo hamburguense Mario Arthur Junges, o Sinovaldo. Um cachorro de rua, de temperamento independente e mal humorado serviu de inspiração para sua criação. Na Gibiteca, existem quatro volumes de charges: três Vavau e um Vavau Mania. Já Mafalda, título do volume que a Gibiteca possuí, é uma coletânea que tenta reunir todas as tiras em quadrinhos já publicadas da personagem Mafalda, criada pelo argentino Quino. São 409 páginas initerruptas de histórias cheias de humor, ironia e crítica social da esperta menina e seus amigos.

Por sua vez, Asterix é um dos personagens mais queridos da cultura popular francesa, criado pelo escritor René Goscinny e o ilustrador Albert Uderzo. Ele reside em uma aldeia remota gaulesa no meio do Império Romano, assim como seu melhor amigo, o trapalhão Obelix. A dupla e seus conterrâneos brigam regularmente com legionários romanos. As aventuras de Asterix o levam a muitos locais, incluindo a Espanha, Grécia, Egito, e à América pré-colonial.

Calvin e Haroldo foi criado pelo autor estado-unidense Bill Watterson, e publicado em mais de 2000 jornais do mundo inteiro. Calvin é um garoto de 6 anos cheio de personalidade que tem como amigo um tigre de pelúcia, o Haroldo. As tirinhas mostram aquela visão mágica que só as crianças têm sobre as coisas.

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar