Secretaria Municipal de Cultura

 

Jornalista da SECULT participa de Mostra Nacional de Cinema Infantil

06/07/2017 11:30

Entre os dias 29 de junho e 2 de julho, a jornalista Marina Mentz representou a Secretaria de Cultura (SECULT) de Novo Hamburgo na 16ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, capital catarinense. O evento, de abrangência nacional, promove debates, palestras e oficinas sobre o cinema infantil, educação inclusiva e a política cultural e audiovisual para o público infanto-juvenil.

Marina participou de atividades de capacitação na promoção da política audiovisual voltada ao público infantil, como o fórum “Cor da Cultura”, que debateu o projeto que busca utilizar o cinema como ferramenta para uma educação antirracista. A atividade foi realizada em parceria entre a Mostra de Cinema Infantil, Canal Futura e Secretaria de Educação de Florianópolis. A jornalista hamburguense ainda participou do Encontro Nacional do Cinema Infantil, que contou com a participação da Agência Nacional do Cine (Ancine) e Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura e também da oficina “Como escrever roteiro audiovisual para crianças”.

Para Marina, a oportunidade de se capacitar e trazer os conhecimentos para a Secretaria de Cultura foi única. “É fundamental manter um diálogo contínuo com as diversidades e conseguir lidar com minorias que constantemente são invisibilizadas. Dentro de um cenário cultural como o de Novo Hamburgo, é importante trazer essas vivências para a nossa realidade”, enfatizou.

Marina Mentz é formada em jornalismo pela Universidade Feevale (2014) e mestranda em Processos e Manifestações Culturais, também pela Feevale. Os gastos da viagem foram custeados pela própria servidora.

A mostra

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis está sem sua 16ª edição. Ela é realizada desde 2002, com o objetivo de exibir filmes que traduzam a multiplicidade cultural do Brasil e do mundo. Além disso, promove debates sobre cinema infantil, políticas audiovisuais e educação, buscando sempre interligar as temáticas, proporcionando fóruns, debates, palestras, oficinas e vivências aos participantes.

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar