Secretaria Municipal de Cultura

 

PRAÇAS

As praças nas quais ocorrem atrações culturais:

 

PRAÇA DA BANDEIRA

Localização: A praça fica frente à Biblioteca Pública Municipal.

 

As terras da Praça da Bandeira foram adquiridas durante a administração de Leopoldo Petry, entre 5 de junho de 1927 e 10 de dezembro de 1930. Em 1936 é inaugurada com o nome de Praça Flores da Cunha. A denominação de “Praça da Bandeira” foi oficialmente reconhecida em 1959.

 

PRAÇA 20 DE SETEMBRO

Localização: a praça localiza-se no centro da cidade, em frente ao Centro Municipal de Cultura.

 

A Ata de doação da Praça “20 de Setembro” pela Família Schmitt data de 19 de setembro de 1935, Véspera do Centenário, da Revolução Farroupilha. Sua existência, porém foi demarcada desde 1884, quando da criação da planta de arruamento do entorno da Estação de New Hamburg incluindo o caminho de Hamburgerberg, com a denominação de Praça Conde d’Eu. Durante muito tempo foi o principal espaço de Feiras e Festa Populares. Atualmente, é realizado o evento 20 ver na Praça mensalmente, na praça 20.

 

PRAÇA DO IMIGRANTE

Localização: A praça fica no centro na cidade, em frente o Receptivo Turístico.

 

Foi a primeira obra de infraestrutura urbana do Município de Novo Hamburgo, inaugurada em 20 de setembro de 1927 como Praça 14 de Julho. Já foi conhecida como Praça da Estação, Praça do Chafariz e Praça das Pombas, mas desde 1974, ano do Sesquicentenário da Imigração Alemã, passou a chamar-se oficialmente Praça do Imigrante.

Recomendar esta página via e-mail: