Secretaria Municipal de Cultura

 

MONUMENTOS

MONUMENTO AO IMIGRANTE

 

Endereço: o monumento encontra-se dentro da área da Sociedade Aliança em Hamburgo Velho, na rua Oscar Müller, 49.

Foi inaugurado em 1927, em comemoração ao centenário da imigração alemã transcorrido em 1924, oportunidade em que foi lançada a pedra fundamental do Monumento. O local para construção deste monumento foi doado pela família Mentz, por fazer parte do lote nº 1 da colonização alemã no Rio Grande do Sul.

O projeto foi elaborado pelo arquiteto Ernest Karl Ludwig Seubert, que venceu o concurso feito para escolher o autor da obra. Ele também era um imigrante: nasceu na Alemanha em 1876 e veio para o Brasil em 1913. O monumento tem forma octogonal e uma torre central de vinte e três metros de altura. A escadaria interior dá acesso a sacadas. Os dois últimos pavimentos formam uma cobertura.

 

MONUMENTO AO SAPATEIRO

 

Foto: Divulgação PMNH

 

Endereço: O Monumento ao Sapateiro fica na rótula do colégio Pio XII, no encontro das avenidas Nações Unidas e Nicolau Becker, no bairro Rio Branco.

A obra, criada pelo artista Flávio Scholles e inaugurada no dia 1º de maio de 1979, é uma homenagem aos operários das fábricas de calçados. São seis relógios estilizados, com oito horas cada. As horas representam a jornada diária de trabalho – e cada relógio representa um dia da semana.

 

MONUMENTO À BIBLIA

 

 

Foto: Paulo Barcelos / PMNH

 

Endereço: fica no Parque Floresta Imperial, na Avenida Coronel Travassos, 197, bairro Ouro Branco.

Inaugurado em setembro de 1980, representa a universalidade de religiões, credos e correntes religiosas de base cristã. A ideia central do artista Marciano Schmitz era colocar o monumento em um lugar bem calmo, por isso o parque Floresta Imperial foi o escolhido.

A inspiração para a criação veio de monumentos pré-históricos, feitos com pedras fincadas no chão. As quatro figuras na entrada representam os quatro evangelistas. As três figuras olhando para o centro da obra representam a introspecção, isto é, como a religião faz com que a gente olhe para dentro de nós mesmos. E as três figuras que olham para fora lembram o aspecto social das religiões. No centro há uma cruz, o símbolo do cristianismo, com dois círculos, um representando a primeira aliança, isto é, o Antigo Testamento, e outro representando a nova aliança, isto é, o Novo Testamento.

 

MONUMENTO AO DESARMAMENTO

 

Endereço: Praça do Imigrante, Centro, em frente ao Receptivo Turístico.

Também conhecido como Monumento da Paz, é um monumento feito pelo artista hamburguense Marciano Schmitz que representa uma ave levando as armas embora e expressa o desejo de um mundo sem violência. As armas da obra foram feitas a partir de armas recolhidas durante a campanha do desarmamento. A inauguração ocorreu em 2001.

Recomendar esta página via e-mail: