Secretaria Municipal de Cultura

 

ESPAÇO CULTURAL ALBANO HARTZ

 
O Espaço Cultural Albano Hartz apresenta infraestrutura propícia para a realização de exposições e projetos culturais e artísticos, além de abrigar a Pinacoteca Municipal e o Memorial Carlos Alberto de Oliveira – Carlão. Datado de 1912, o prédio histórico fica localizado no Calçadão Osvaldo Cruz, na área central da cidade.

Serviços do Espaço Cultural Albano Hartz
 
TeleCentro
Espaço para usuários participarem de cursos de internet e tecnologia. Neste setor o cadastro é feito somente com o RG. Os menores de 18 anos precisam comparecer acompanhados de um responsável para fazerem o cadastro.

Pinacoteca Municipal
A Pinacoteca Municipal conta com espaço destinado a exposições de obras de artistas nacionais e estrangeiros.

 
Memorial Carlos Alberto de Oliveira
O Memorial Carlos Alberto de Oliveira – Carlão foi revitalizado em 2017 e conta com obras representativas do artista hamburguense que integrou o Movimento Casa Velha.

Carlos Alberto de Oliveira representa um dos nomes mais importantes das artes visuais de Novo Hamburgo, do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil. Para além de um trabalho profundamente voltado para a cultura popular e para os acontecimentos cotidianos das pessoas, sua obra marca a história da nossa cidade, tendo participado de muitos momentos importantes da arte hamburguense, como o movimento Casa Velha nos anos de 1970, juntamente com Marciano Schmitz e Flávio Scholles.
Artista de grande habilidade no desenho e na pintura, retratou cenas de trabalho e lazer de uma cidade dedicada, por muito tempo, a produção calçadista: esteiras de fábricas, lojas, jogos de futebol, bailes de carnaval, cenas de bar.
Representante da arte naif, recebeu menção honrosa na Bienal Naïfs do Brasil em 1996, em Piracicaba/São Paulo e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul-MARGS possui obras suas em seu acervo.
Durante o seu trabalho como funcionário público municipal da Secretaria de Educação, trabalhou no Atelier Livre Municipal até a sua aposentadoria e mostrou para milhares de alunos o seu estilo inconfundível e a força da sua pintura. Uma pintura de cores vivas, onde imperam o amarelo, o azul, o verde e o vermelho, contornados com o traço preto marcante. Uma obra que fez da presença de coletivos de pessoas uma de suas marcas mais fortes e faz de todo apreciador um discípulo do valor das coisas simples da vida.

(Fonte: Escola Municipal de Arte - http://escolamunicipaldeartenh.weebly.com/)

 

 
Agendamento para utilização do espaço

Para reservar salas do Espaço, entre em contato por telefone ou pelo e-mail para verificar disponibilidade de agenda.

 

Espaço Cultural Albano Hartz

Endereço: Passeio Calçadão Osvaldo Cruz, nº 112 – Novo Hamburgo
Contato: (51) 3036-2162 / 3581-2652 espacocultural@novohamburgo.rs.gov.br
 
Recomendar esta página via e-mail: