Secretaria Municipal de Cultura

 

Arquivo Público Municipal

 
Parte da história de Novo Hamburgo está sob os cuidados do Arquivo Público Municipal que, desde o ano de 2000, mantém documentos e registros históricos da cidade. O espaço é composto pela hemeroteca, com coleções dos Jornais 5 de Abril, Gazeta de Novo Hamburgo, Jornal Hamburguês e Jornal NH, documentos de entidades comunitárias, fotografias, relatórios, livros de registros, biblioteca de apoio e cadernos especiais.

Reconhecimento nacional

Em maio de 2017, o Arquivo Público Municipal recebeu o reconhecimento do Conselho Nacional de Arquivos. Desde então, o Arquivo de Novo Hamburgo faz parte do Cadastro Nacional de Entidades Custodiadas de Acervos Arquivísticos (CODEARQ). Através do site http://www.conarq.gov.br/entidades-custodiadoras é possível conferir dados sobre o acervo hamburguense em qualquer lugar do país. O reconhecimento nacional coloca Novo Hamburgo no mapa das cidades que preservam as suas histórias.

Função social do Arquivo Público
Além de manter e preservar documentos e registros históricos da cidade, o Arquivo Público Municipal tem o dever de oferecer acesso a este acervo à população. Isso inclui registros e dados não só da administração pública, mas também de diversas empresas antigas cuja documentação está preservada, tanto de Novo Hamburgo como da região.


Estrutura
O Arquivo Público de Novo Hamburgo conta com uma sala que abriga o acervo e funções administrativas, além de uma sala de pesquisa - que pode receber grupos de até 20 pessoas. Para grupos maiores, é agendada a sala 31, que fica em frente ao Arquivo e comporta até 60 pessoas. Para quem pretende visitar o espaço com grandes grupos, é necessário agendar a visitação.

 

 
O que é permitido
 

 

 
- Fotografar os documentos
 


 

 
Arquivo Público Municipal

Endereço: 3º andar do Centro Municipal de Cultura - Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66
Contato: (51) 3593-2013 ramal 208 e-mail: arquivo@novohamburgo.rs.gov.br
 
Recomendar esta página via e-mail: