Secretaria Municipal de Cultura

 

ESPAÇOS MULTICULTURAIS

ESCOLA MUNICIPAL DE ARTE CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA - CARLÃO

 

Endereço: Centro Municipal de Cultura, rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66 - Centro, 4º andar

Fone: (51) 3581-3906 / (51) 3581-4109

E-mail: escolamunicipaldearte@novohamburgo.rs.gov.br

Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30min, das 13h30min às 17h.

 

Em 29 de maio de 1986, o Atelier Livre Municipal nasceu como um projeto extraclasse destinado às crianças da Rede Municipal de Ensino, na linguagem de Artes Plásticas e atendendo as 5ª séries na disciplina de Educação Artística. Sua efetivação aconteceu com a Lei Municipal Nº 43/93, em 04 de junho de 1993. A idealização deste projeto foi do então Secretário de Educação, Ernest Sarlet e das professoras Marina Penz Garbarino e Silvia Klein. Após cinco anos de funcionamento seus cursos foram reestruturados passando a atender, além dos alunos da Rede Municipal de Ensino, a comunidade em geral, a partir dos sete anos de idade. Neste período, o Atelier Livre coordenou os professores da Rede Municipal de Ensino na área de Educação Artística. Além da linguagem de Artes Visuais, a linguagem da Música, com violão popular e flauta doce soprano foi inserida em 1990; a linguagem da Dança em 2002; a linguagem do Teatro em 2006. Em 2009, o Atelier Livre Municipal passou a enfatizar, em seu currículo, os estudos sobre a Cultura afro-brasileira, criando cursos e grupos de estudo sobre o assunto. Em 2010, a biblioteca foi reestruturada, passando a ter a professora e escritora Jane Maria Michels como patrona.

 

No mesmo ano foi criada a Pinacoteca, tendo como patrono o artista Carlos Alberto de Oliveira. Em 2012, soma-se ao Ensino Regular de Arte o trabalho de Assessoria em Arte à Rede Municipal de Ensino, compondo os dois eixos da Proposta Pedagógica. No eixo Ensino Regular de Arte atende, prioritariamente, alunos da Rede Municipal de Ensino no contraturno escolar e é aberto para a comunidade, em geral, oferecendo mais de setenta horários de cursos. Participam dos cursos crianças a partir de 5 anos, adolescentes e adultos, totalizando, ao longo do ano, em torno de 600 / 700 alunos nos turno manhã, tarde e noite. No eixo Assessoria em Arte à Rede Municipal de Ensino trabalha com assessoramento às escolas no componente curricular de Arte e com formações para professores, monitores do Programa Mais Educação e oficineiros do Programa Escola Aberta. Em 2014, foram implantados polos em seis bairros da cidade para facilitar o acesso ao ensino de Arte: Polo Diehl (EMEF Eugênio Nelson Ritzel), Polo Canudos (EMEF Ver. Arnaldo Reinhardt), Polo Liberdade (EMEF Darcy Borges de Castilhos),  Polo Santo Afonso (EMEF Arnaldo Grin), Polo Boa Saúde (EMEF  Boa Saúde)  e  Polo Roselândia (EMEF Francisca F. P. Saile). Em junho deste ano, na gestão do Secretário de Educação Adelmar Alberto Carabajal, o prefeito Luis Lauermann  sancionou a Lei Municipal nº 2.711/2014 que criou a Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira - Carlão efetivando o Atelier Livre como escola municipal de arte homenageando o artista plástico Carlos Alberto de Oliveira, conhecido como Carlão.

 

ESPAÇO MULTICULTURAL CASA DA LOMBA

Endereço: Rua Aloysio Allgayer, 1625, Lomba Grande.

Fone: (51) 3596-1359

E-mail: casadalomba@novohamburgo.rs.gov.br

Atendimento: segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

 

Antiga Casa Pastoral da Comunidade Evangélica de Lomba Grande, bairro rural anexado a Novo Hamburgo em 1940. Abriga oficinas de arte, telecentro e é sede do projeto Cantalomba (canto, percussão, flauta e violão).

 

PRAÇA DA JUVENTUDE

Localização: A praça se localiza no Bairro Santo Afonso, esquina das ruas Honduras e Boston.

 

Praça da Juventude é um projeto destinado a comunidades situadas em espaços urbanos com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e lazer que alia saúde, bem-estar e qualidade de vida a atividades sócio-educativas diversificadas. Atividades que, além de democratizarem o acesso ao esporte e ao lazer, incentivam a inclusão digital e a produção cultural, constituindo-se em um amplo espaço de convivência comunitária.

 

PRAÇA CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados)

Localização: Bairro Boa Saúde, Rua do Bosque, s/nº.

 

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) possui quadras esportivas, área de jogos, salão, playground, equipamentos de ginástica e quadra coberta. Ele integra em um mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. O Centro possui uma área de 3.000 m² e é composto por dois edifícios multiuso, que abrigarão o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS Boa Saúde), uma biblioteca com 2.250 livros, sendo 250 para atender pessoas com necessidades especiais de leitura, um telecentro com 12 computadores, um cineteatro/auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, mesas de xadrez, playground e pista de caminhada, além de salas multiuso.

Recomendar esta página via e-mail: